NOTÍCIAS

Uma manhã inteira dedicada à Campanha da Fraternidade de 2017!

Institucional

  17 de fevereiro de 2017

Assim foi o Encontro dos Educadores das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre, que aconteceu nesta sexta-feira (17/02). Pelo sexto ano consecutivo o Colégio Dom Bosco sediou o evento, acolhendo representantes de seis escolas da região:  Instituto Maria Auxiliadora, Cenáculo, Instituto Vicente Pallotti, Escola Santa Dorotéia, Escola São Luiz Guanella, Rede de Escolas São Francisco.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, acolheu a todos os presentes, desejando um excelente início de ano letivo aos professores. O religioso salientou a força da união do grupo da  Zona Norte e a importância da união em  momentos de crise “onde cada um tem a oportunidade de fazer algo diferente”. “A possibilidade de mudança está nas mãos dos educadores aqui presentes”, frisou Dom Jaime.

O tema da da Campanha da Fraternidade 2017 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”   pautou as discussões da manhã. O projeto deste ano promove uma reflexão sobre meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. O texto base da CF 2017 indica o termo “biomas” como a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais.

A relevância do assunto foi abordada pelo professor Renato Ferreira Machado, Doutor em Teologia e ex-professor e coordenador de Pastoral da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. O pesquisador e especialista em Ensino Religioso  desafiou os professores presentes a trabalharem o tema da Campanha durante o ano letivo de forma interdisciplinar, explorando as abordagens não apenas nos momentos de Pastoral, mas sim em todas as matérias, de formas criativas e envolventes. “O tema é rico e permite ser explorado das mais variadas maneiras, nas Ciências, nas Humanas e até nas Exatas”, explicou Renato.

Na segunda parte da manhã os educadores dividiram-se em grupos, separados por níveis, da Educação Infantil ao Ensino Médio, onde participaram de treze oficinas com assuntos relacionados ao tema da Campanha.

O encontro terminou com reunião dos diretores das instituições presentes. O grupo articulou atividades para o ano vigente, sempre com o objetivo de fortalecer as relações entre os colégios da região. Os gestores também deram início à montagem do calendário de eventos para o biênio 2017//2018.

 

(por Verônica Straliev – Colégio Salesiano Dom Bosco)

Ao oferecer a sociedade gaúcha os cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre compromete-se com a formação profissional e pessoal de seus acadêmicos, promovendo uma educação integral com ênfase nos aspectos sociais, culturais e humanos, alicerçada nos conceitos de cooperação, empreendedorismo e responsabilidade social.

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail



Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb