NOTÍCIAS

Parabéns, Católica Virtual! 20 anos de EAD

Institucional

  8 de dezembro de 2016

A Católica Virtual comemora 20 anos de sua formação com a realização de um Seminário Internacional em Brasília. Porto Alegre foi representada pela coordenadora Silvana Aresso. 

Em novembro de 1996 a Universidade Católica de Brasília fundava seu primeiro núcleo de Educação a Distância (EAD). Com ele, nasciam os primeiros cursos de especialização à distância da UCB (Filosofia e Existência e Educação a Distância), com material didático em meio impresso e a tutoria feita por correspondência. Vinte anos se passaram e a Católica Virtual comemora a evolução deste ensino, com polos espalhados pelo mundo e a oferta de diferentes cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Cursos Livres e Disciplinas Virtuais. Um motivo de comemoração e orgulho celebrado em grande estilo no mês de novembro.

Com a presença da reitoria, estudantes presentes e conectados no Brasil e no exterior, professores, coordenadores de polo, profissionais e autoridades renomadas sobre o tema, o dia 22 foi reservado para parabenizar a Católica Virtual por seus 20 anos de Educação a Distância e comemorar o Dia Nacional de Educação a Distância. A festividade aconteceu em meio ao Simpósio Internacional de Educação a Distância, que tratou das “Trajetórias e Perspectivas da EAD no Brasil e no Mundo”. O professor Weslley Rodrigues Sepúlvida, coordenador do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), demonstrou o sentimento que esta data representa para a Universidade e, em especial, para a Católica Virtual. “O primeiro sentimento que temos é de felicidade, por ter nos tornado, ao longo de todos esses anos, referência em Educação a Distância. Esses 20 anos são um marco importante para UCB e creio que ele deve ser comemorado diante de algumas perspectivas. Diria que a primeira perspectiva é a de vanguarda. Desde a década de 1990, a UCB leva essa modalidade de educação de qualidade para outros estados do Brasil e para outros países do mundo. A segunda perspectiva é a da experiência em EAD. Ganhamos experiência nos diversos aspectos necessários para que o processo de ensino-aprendizagem a distância aconteça, e a terceira está relacionada aos desafios que enfrentamos e vencemos, com muito trabalho. Nos próximos anos temos inúmeros desafios pela frente, dentre eles: a ampliação do número de Polos de Educação a Distância (PEADs) e de cursos, a ampliação das tecnologias para dispositivos móveis e a implantação de novos recursos que ampliem a interação aluno-professor e aluno-aluno, já que vivemos em um processo de melhorias e inovações contínuas”, destacou.

Capacitação em meio à união e celebração

Na programação comemorativa, além do Simpósio Internacional, a Universidade Católica realizou, pela primeira vez, o encontro e a troca de experiência de colaboradores de 32 polos do Brasil e de três polos do exterior, Angola, Estados Unidos e Japão. Durante todo o dia 21 de novembro os coordenadores de polo participaram de atividades de integração e capacitação. A professora Jussara Seidel ministrou uma das oficinas para sensibilizar os coordenadores sobre a utilização das técnicas da resolução humanizada nos atendimentos realizados nos polos. “Considero de extrema importância a ação proposta pela Coordenação Geral de EAD e pela Coordenação de Polos e Logística, que demonstraram preocupação com a formação continuada de toda a equipe, uma vez que cada coordenador ou coordenadora de polo tem um papel fundamental para a efetivação do projeto de Educação a Distância em suas localidades. É a principal referência da UCB e da EAD junto ao nosso estudante”, afirmou Jussara Seidel. Feliz com a efetiva participação dos coordenadores e as festividades da data, profa. Jussara parabenizou a UCB pelos 20 anos da EAD. “Estou na UCB desde 2008 e fico muito orgulhosa e honrada em fazer parte da competente e comprometida equipe que pensa e atua no ensino a distância da UCB”.

Participante e feliz com toda a celebração dos 20 anos da Católica Virtual, o coordenador do polo de Belo Horizonte, Aloísio José de Oliveira, agradeceu a acolhida da Universidade e ressaltou a importância e a qualidade das atividades propostas. “A qualidade das atividades, o evento e as celebrações foram ímpares. Os professores da UCB e a Equipe de Coordenação de Polos e Logística, que ministraram os cursos e oficinas, demostraram o porquê de toda a nossa excelência, e não foi diferente com os palestrantes convidados para o nosso Simpósio”, elogiou. Para ele, o encontro de diferentes polos, experiências e culturas foi o marco do evento. “Nada mais alegre e vívido do que trocar experiências regionais, culturais e pessoais com quem divide conosco um mesmo fazer em cada recanto do nosso país e do mundo. O sotaque de cada um, em especial, foi um caso à parte. Motivo de risos e alegria. Com certeza, esse encontro nos trouxe ainda mais sentimento de unidade, colaboração e equipe. Sentimento de pertencer à UCB e de estarmos unidos em um só objetivo”, afirmou Aloísio.

Atuante do outro lado do mundo, levando a Católica para lusófonos residentes no Japão e em mais dois países da Ásia, Miguel Y. Kamiunten, coordenador do Polo Japão, também retomou para o polo cativado pelos acontecimentos. “Após o término do simpósio, retornei ao Japão e durante boa parte das 34 horas de voo que separam Brasília e Tóquio, ou 37.000 km, vim com o rosto colado na janela refletindo sobre os 20 anos de EAD na Universidade Católica de Brasília. Atravessei por três continentes, oceanos, desertos e montanhas com a certeza de que o pioneirismo da UCB faz história ao levar ensino de qualidade ao outro lado do mundo. Conhecer o sotaque e a peculiaridade de cada região em que a UCB se faz presente por meio dos cursos a distância foi uma experiência muito rica e gratificante”, relatou. “A EAD da UCB nesses 20 anos não só encurtou distâncias e quebrou barreiras, como também uniu pessoas e colaborou com a internacionalização da instituição”, concluiu Kamiunten.

Fátima Layane (http://portal.ucb.br/ucb-em-foco/noticias/01112016/noticia_01_01112016.html)

Fotos: Faiara Assis

Ao oferecer a sociedade gaúcha os cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre compromete-se com a formação profissional e pessoal de seus acadêmicos, promovendo uma educação integral com ênfase nos aspectos sociais, culturais e humanos, alicerçada nos conceitos de cooperação, empreendedorismo e responsabilidade social.

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail



Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb