NOTÍCIAS

Faculdade Dom Bosco através do INSAPROA estabelece parceria com Poder Judiciário

INSAPROA

  20 de dezembro de 2017

15 de dezembro de 2017, sexta-feira, vai ficar na lembrança de quem sonha com um mundo melhor.

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre vêm materializando o sonho de uma Porto Alegre melhor através dos serviços oferecidos pelo INSAPROA – Instituto Salesiano de Proteção a Adolescentes.

O objetivo do Instituto é prioritariamente ofertar proteção a adolescentes através de uma equipe comprometida com várias frentes de trabalho. O INSAPECA, o INSAJUG, o INSABRIGO, e o INSAJUR, são os “braços” do INSAPROA, comprometidos com a oferta de ações e serviços que promovam aos adolescentes protagonismo, cuidados, perspectivas e restabelecimento de vínculos com a comunidade e com eles próprios.

No dia 15 de dezembro, a convite do Desembargador Dr. Ney Wiedemann Neto, foi realizada uma reunião nas dependências da Escola da AJURIS – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, em que estiveram presentes o Juiz Dr. Fábio Vieira Heerdt, Padre Marcos Sandrini, Prof. Roque Soares Reckziegel, Coordenadora do INSAJUR (Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa) Lia Maria Suzin, Mary da Rocha Biancamano – Coordenadora do CJUD (Centro de Formação e Desenvolvimento do Judiciário) e Cláudia Manoela Chagas, Secretária Executiva do CJUD.

O referido encontro objetivou a concretização da parceria entre a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, através do INSAPROA, e o Poder Judiciário para em um primeiro momento, ser ofertado o Curso de Formação de Facilitadores Judiciais dentro da Justiça Restaurativa, passo decisivo para efetivação do objetivo maior do INSAPROA / INSAJUR, que consiste na consolidação de um programa de atendimento a adolescentes em conflito com a lei na perspectiva da Justiça Restaurativa. Um desafio na proteção dos adolescentes de forma preventiva, para que não progridam no crime.

Desta reunião duas importantes resoluções foram tomadas e que eram muito esperadas pelo INSAPROA, a saber:
1º – A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre ofertará um curso de formação de Facilitadores Judiciais que posteriormente, mediante termo de compromisso de voluntariado, irão atuar em procedimentos restaurativos direcionados aos jovens na faixa etária de 15 a 17 anos. O curso será realizado nas dependências da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e será ministrado pelo CJUD – Centro de Formação e Desenvolvimento do Judiciário. Ainda, oportuno acrescentar que o curso possui uma carga horária de 140 horas, realizadas na modalidade presencial e EAD. Também estágios supervisionados e relatórios fazem parte da estrutura do curso.
2º – A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, através do INSAJUR e em parceria com o Núcleo da Paz – CEJUSC, atuará como um Centro de Justiça Restaurativa autônomo, promovendo práticas restaurativas em processos onde adolescentes estejam envolvidos, visando a restauração de vínculos com a comunidade e a reestruturação deste jovem para que exerça a cidadania com plenitude.
Estes encaminhamentos foram fundamentais para nosso INSAPROA.

Ressaltamos o empenho do Dr. Fábio Vieira Heerdt e sua equipe. Sem sua intermediação e seu entendimento de nossos objetivos isto não seria possível e não seria concretizado. Os adolescentes agradecem. Com toda certeza, Dom Bosco esteve muito atuante neste dia 15 de dezembro. Sigamos no propósito! Avante!

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail

Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb