NOTÍCIAS

Dia Mundial da Água – 22 de março.

Engenharia Ambiental e Sanitária

  22 de março de 2018

O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, data destinada a discutir os temas relacionados a esse necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas vezes relegado a planos inferiores.

Neste dia (e em todos os outros também) devemos promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

Embora um terço da superfície da Terra seja de água, apenas 0,008% dela serve para o consumo humano. O Brasil concentra uma quantidade maior da água potável disponível, cerca de 12% dela, mas ainda falta muito para sanar os problemas que envolvem a utilização desse precioso bem. Nota-se isso nos esgotos jogado a céu aberto, despejados nos rios sem qualquer tratamento, nas empresas fornecedoras de água potável e sua falta de cuidado com o desperdício e na consciência das pessoas para uma utilização racional.

Origem do Dia Mundial da Água

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 1992, quando também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, importante documento para o uso e preservação dos recursos hídricos. Sugestões, medidas e informações necessárias para a solução dos problemas do uso da água, considerando-a um bem perecível, e busca despertar a consciência ecológica dos povos e dos governos para a questão hídrica fazem parte deste documento.

Brasília sedia, de 18 a 23 de março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água.

O Fórum Mundial da Água acontece de três em três anos e é o maior evento global sobre o tema água. É organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. Sua missão é “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

Saiba mais em: http://www.worldwaterforum8.org/

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail

Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb