NOTÍCIAS

Círculos de Construção de Paz, continuando na caminhada!

INSAPROA

  28 de novembro de 2017

Nos dias 06 e 09 de novembro o INSAJUR (Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa) realizou a segunda etapa de Círculos de Construção de Paz. Participaram da atividade membros da comunidade em geral e integrantes do Ação Rua, um serviço de abordagem social direcionado às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de rua e/ou de trabalho infantil e também adultos em contextos de vulnerabilidade social.

A oportunidade de dialogar, de criar conjuntamente um espaço seguro de compartilhamento do âmbito profissional e de “cuidado para quem cuida”, oportunizou a troca de uma pequena parcela da riqueza que cada participante carrega dentro de si. A atividade também foi uma proposta de reflexão acerca da realidade juvenil, das formas de comprometimento e ações para com a mudança gradual do triste cenário que cada vez mais se apresenta para uma grande quantidade de jovens que se vê sem perspectiva alguma.

A temática e objetivo do Círculo de Construção de Paz tiveram como facilitadoras Lia Maria Suzin, Anita Maurique e Thaís M. Balestro e suas propostas foram acolhidas com muita entrega pelos participantes, o que enriqueceu substancialmente a atividade.

Também foram realizados, nos dias 07, 08 e 10 de novembro, Círculos de Construção de Paz com 50 alunos dos cursos Técnicos do Colégio Dom Bosco, sendo que a atividade apresentou temática diferenciada da proposta para os Círculos direcionados à comunidade, preconizando uma reflexão dos jovens entre 15 e 24 anos, direcionada ao autocuidado. Atuaram como facilitadores: Lia Maria Suzin, Cássio Gomes Pereira e Mateus Gomes Alves. A realização destes Círculos contou com uma parceria formada entre a Coordenação do INSAJUR e as Diretorias, Coordenações Pedagógicas e de Cursos Técnicos e Orientação Vocacional do Colégio.

A proposta da realização dos Círculos vem de encontro ao objetivo de implantar a Justiça Restaurativa e suas práticas, preconizada pelo INSAJUR. Os Círculos não estão adstritos somente a realização de processos restaurativos que envolvam agressores e vítimas (chamados de Círculos Conflitivos), mas possuem infinitas possibilidades e aplicações e podem apresentar diversos formatos, adequando-se ao objetivo proposto. Assim, temáticas como: fortalecimento de vínculos, construção de respeito, diálogo, autocuidado, construção de relacionamentos, conexões familiares, fortalecimento de equipe de trabalho, dentre muitos outros, são possibilidades trazidas pela prática dos Círculos.

O INSAPROA (Instituto Salesiano de proteção aos Adolescentes) agradece a todos (as) que se engajaram nesse segundo contato com a metodologia dos Círculos proposta pelo INSAJUR, e apoiada pela Faculdade Dom Bosco. Estamos à disposição para a realização de muitos outros, pois acreditamos na construção da cultura da Paz!

Ao oferecer a sociedade gaúcha os cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre compromete-se com a formação profissional e pessoal de seus acadêmicos, promovendo uma educação integral com ênfase nos aspectos sociais, culturais e humanos, alicerçada nos conceitos de cooperação, empreendedorismo e responsabilidade social.

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail



Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb