VII Ciranda da Criança e do Adolescente

VII Ciranda da Criança e do Adolescente

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, através do Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente- INSAPECA convida a comunidade acadêmica e as demais pessoas interessadas na área infância e juventude, para participar na VII Ciranda da Criança e do Adolescente. A programação propõe a reflexão sobre as estratégias mobilizadas na garantia dos direitos dos adolescentes que vivem no cenário da violência e da criminalidade.

A Salesianidade inspirada em Dom Bosco, busca através da mobilização de saberes, das práticas e do debate qualificar ações para responder às novas demandas emergentes na vida dos adolescentes, em especial em situação de vulnerabilidade social. Dom Bosco empreendeu estratégias para além de seu tempo, sempre buscando melhores oportunidades de desenvolvimento e formação para os jovens. Dessa forma, conhecer e articular novas estratégias de atuação na sociedade em prol a garantia de direitos dos adolescentes requisita articular experiências e conhecimentos, através da interlocução interdisciplinar para compor alternativas de intervenção.

Os temas que serão abordados buscam respostas para o enfrentamento da violência que acontece no “mundo virtual” e no “mundo real”. A proteção social requisita a interdisciplinaridade e a reflexão ampliada na busca de novas proposições.

 

Preço Qtd
Inscrição R$10.00 (BRL)  


Pack-Online_BANNER_SITE

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 25/08/2017 – Sexta (manhã)

08:30- Abertura Prof. Edson Sidney de Ávila Junior e P. Marcos Sandrini

09:00- Formação de Jovens Violentos- Prof. Marcos Rolim

10:00- Justiça Restaurativa no contexto do Adolescente em Conflito com a Lei – Carla Binsfeld

11:00- Reflexões sobre o Suicídio na Adolescência- Profª Suzana Rocca

Debatedora: Adriana Ferreira dos Santos Souza

 

ALMOÇO 

Dia 25/08/2017 – Sexta (Tarde) 

13:30- Coral Dom- Adriana de Almeida

14:00 – Dependência de Tecnologia – O que é, como é e o que fazer?      Dr. Felipe Picon

15:00- Segurança e Monitoramento no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (Redes sociais)- Prof. Marcos Donner

16:00 hs- Estratégias de Enfrentamento no Contexto Educacional: investimento na Adolescência através da formação técnica – Profª Maria Glaci da Silva; – Prof. Adriano da Silva- Colégio Dom Bosco de Porto Alegre/ CPG

17:00-  Diálogos e Vivências em Educação Biocêntrica- Facilitadores: Alexandre Noronha; Rosaura Couto; Artur Almeida e Marisa Pereira

Debatedora: Cristiane de Oliveira Pereira

Pack-Online_BANNER_SITE

 

Mini Curriculum Palestrantes

Adriana de Almeida- cantora, professora de música, com vasta experiência na produção cultural no RS. Responsável pelo Coral Dom, criado em 2016 com o objetivo de integrar os alunos através da música desenvolvendo habilidades como percepção, ritmo, entrosamento, comunicação.

Adriana Ferreira dos Santos Souza- Psicóloga ( Universidade Paulistana); Especialização em Atendimento Clínico. Pesquisadora no INSAPECA/Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Adriano da Silva- professor CPG- Psicólogo (ULBRA/ Campus Gravataí). Professor Titular no Colégio Salesiano Dom Bosco (POA) e Professor Titular do Instituto Pro Universidade Canoense. Consultor em Psicologia Organizacional com experiência em Saúde Coletiva e Segurança do Trabalho.

Alexandre Noronha- Psicólogo, especialista em Educação Biocêntrica pela UNISC, Facilitador de Biodança, IBF

Artur Almeida- Administrador, especialista em Educação Biocêntrica pela UNISC, Facilitador Didata de Biodança, IBF

Carla Rosangela Binsfeld- Psicóloga (Unijuí). Especialização em MBA Gestão de Pessoas (UNOPAR); MBA Executivo Hospitalar; MBA Coaching em Gestão Empresarial; Mestre em Ciências da Educação

Cristiane de Oliveira Pereira- Assistente Social (PUCRS); Mestrado em Serviço Social (PUCRS); Doutorado em Serviço Social (PUCRS); Doutorado-Sanduiche (Faculdade de Psicologia e Educação na Universidade de Barcelona/ Espanha). Professora e Pesquisadora na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Coordenadora no INSAPECA/Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Servidora pública no CAPS/Osório.

Felipe Picon- Médico Psiquiatra da Infância e da Adolescência; Vice-Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas – GEAT; Pesquisador em Neuroimagem do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – UFRGS

Marcos Donner – Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Governança e Estratégia de Tecnologia da Informação, certificado como Implementador Líder da Norma ISO/ IEC 27001:2013 pelo British Standard Institute. Profissional com 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Gerente de Segurança da Informação do Sicredi. Premiado Security Leader em 2013, 2014 e 2016 pela principal publicação de segurança da informação do Brasil (Security Report). Lecionou disciplinas de segurança no programa de pós-graduação da PUCRS e atualmente é professor das disciplinas de segurança das Faculdades Einstein da Bahia e IBGEN.

Marcos Rolim– Doutorado e Mestrado em Sociologia (UFRGS), Especialista em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (UK) e Jornalista (UFSM). É coordenador de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e Pesquisador.

 

Maria Glaci da Silva- Graduada em Pedagogia Licenciatura(IERGS). Pós Graduada em Especialização em Juventudes(Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre). Atua há 20 anos na Casa do Pequeno Operário/ Centro Profissional Gráfico na Formação Profissional/Integral de adolescentes e Jovens das classes populares de Porto Alegre e Região Metropolitana. Atualmente compõe a Coordenação dos Cursos Técnicos do Colégio Salesiano Dom Bosco.

Marisa Pereira- Graduada em Pedagogia; Empresária; Diretora pedagógica de duas unidades do Centro de Ensino Fisk; Master em Programação Neurolinguística; Facilitadora de Biodanza pela Escola de Facilitadores de Porto Alegre; fez diversos cursos na área como “O Processo de Biodanza e as Neurociências” da International Biocentric Foundation, “Educação Biocêntrica” e “Sistema Biocêntrico nas Organizações”.

Rosaura Couto- Facilitadora Didadata de Biodança, IBF; Coordenadora de Cursos de Extensão em Educação Biocêntrica, pela ONG Moradia e Cidadania, Gerente de Projetos ONG Moradia e Cidadania RS

Susana María Rocca Larrosa– Doutorado em Teologia Prática (EST).  Graduada em Psicologia ( Universidad Catolica del Uruguay). Especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral (EST). Colaboradora do Instituto Humanitas Unisinos – IHU trabalhando nos seguintes programas: IHU Fronteiras; Teologia Pública e Orientação Espiritual online. É autora do livro: “Resiliência, Espiritualidade e Juventude” (Ed. Sinodal).

Preço Qtd
Inscrição R$10.00 (BRL)  

Ao oferecer a sociedade gaúcha os cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre compromete-se com a formação profissional e pessoal de seus acadêmicos, promovendo uma educação integral com ênfase nos aspectos sociais, culturais e humanos, alicerçada nos conceitos de cooperação, empreendedorismo e responsabilidade social.

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail



Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb