GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)

GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU)
pós graduação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO em GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS LATO SENSU (Especialização)

Infelizmente, as inscrições foram finalizadas.

 

 

 

 

 

Apresentação

O curso busca qualificar profissionais, capacitar gestores, e profissionais com atuação no magistério de ensino superior, visando à gestão de riscos para desastres naturais. Os assuntos abordados na programação serão direcionados às ações de prevenção, mitigação e preparação para desastres naturais, focando os aspectos teóricos e práticos dos processos oriundos de eventos extremos.

Objetivos do Curso

O objetivo principal é oferecer ferramentas à gestão de crises em diferentes situações aplicáveis aos mais variados cenários que se apresentam nas emergências envolvendo desastres naturais, apresentando diferentes aspectos das emergências em desastres naturais, analisando suas fases e características, auxiliado pelos estudos de casos, de diferentes áreas, visando proporcionar aos alunos capacitação que lhes possibilite:

a) definir e analisar ameaças, mapas de risco e de vulnerabilidade;

b) atuar na elaboração de Planos de Gestão e de Contingência;

c) reconhecer sinais de situações que conduzem a crises;

d) promover ações de prevenção e resposta no gerenciamento de emergências em desastres naturais;

e) atuar de forma a minimizar a crise de imagem institucional;

f) implementar gabinete de crise e atuar como um de seus membros utilizando a ferramenta de SCI (Sistema de Comando de Incidentes);

g) atuar nas diferentes fases de situações de crise, de forma efetiva;

h) conduzir processos de gerenciamento de crises;

i) atuar de forma especializada, de acordo com a área de concentração de estudos escolhida.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar nas áreas relacionadas à gestão de crises, bem como de acordo com a área de concentração para especialização, empresários, gestores, profissionais de segurança pública, dirigentes públicos, profissionais de comunicação social, diplomatas e profissionais de áreas afins.

Carga horária

360 horas/aula com previsão de duração de 18 meses.

Dias e horários das aulas

As aulas serão ministradas nas sextas-feiras (18h20min às 22h45min) e sábados (8h às 12h25min) em dois finais de semana/mês (em média, em função de feriadões), com possibilidade de 20% das aulas em regime semipresencial (EAD).

Investimento

Matrícula e mais 18 parcelas mensais de R$ 585,00 vencíveis no dia 10 de cada mês.

Alunos egressos da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e instituições conveniadas terão desconto e condições de pagamento especiais.

Informações
Saiba tudo sobre o curso

Programa do Curso (Disciplinas)

O curso está organizado em três módulos referentes ao núcleo especializado.

Módulo I – Antes do Desastre (prevenção, Mitigação, Preparação e Alerta)

Introdução aos Desastres Naturais

Análise de ameaças, Riscos e Vulnerabilidades

Planejamento Urbano

Monitoramento a Eventos Meteorológicos Extremos

Geoprocessamento Aplicado aos Riscos de Desastres

Módulo II – Durante o Desastre (Resposta)

Sistema de Comando de Incidentes

Resposta em Emergências e Desastres

Impactos sobre a Saúde Humana I

Módulo III – Após o Desastre (Reabilitação, Recuperação e Resilência)

Cidades Resilientes

Psicologia das Emergências e Desastres

Pós-desastre

Impactos sobre a Saúde Humana II 

Núcleo Básico

Metodologia Científica, Seminários e TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)

Corpo docente

Este curso de pós-graduação será ministrado por professores da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB), além de profissionais convidados e de outras entidades externas à Faculdade. Os docentes são doutores, mestres e especialistas, com larga experiência nos seus campos de atuação:

Claudinéia Brazil, Pós-Dra

Cláudio Morais Soares Junior, MBA

Eduardo Estevam Camargo, Dr. Eng.

Erminda, Prof.

Isandré Antunes de Souza, Esp.

Luciane Teresa Salvi, Ms

Rodrigo Azevedo, Ms

Rosane Maria Salvi, Dra

(*) A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir quaisquer dos docentes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos discentes.

Coordenadora do Curso

Profª Claudinéia Brazil, Pós-Doutorado no Centro de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (UFRGS), Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS) e Mestre em Sensoriamento Remoto (UFRGS).

Metodologia

As disciplinas são ministradas em ordem seqüencial lógica, para auxiliar os participantes no seu desenvolvimento conceitual progressivo e consistente com a realidade em termos teóricos e práticos.

Será utilizado um conjunto de técnicas de ensino, como aulas expositivas, trabalhos em grupo, resolução de casos, palestras e seminários, através de um ferramental como data-show, internet e a disponibilização de material de apoio. As palestras e seminários serão sempre abertos ao debate e participação ativa de todos os participantes, formando-se um ciclo positivo de aprendizagem, com efetiva abertura ao diálogo e a construção do conhecimento e despertar de novas habilidades, no estilo salesiano.

A avaliação será feita por disciplina, a partir de critérios estabelecidos pela coordenação do curso e pelo professor da disciplina e será expressa em valores de 0 (zero) a 10 (dez). Os principais procedimentos de avaliação serão: estudo de caso, trabalhos individuais e/ou em grupos.

Será considerado aprovado o aluno que, ao final do curso, cumprir as seguintes exigências: freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina. Se a nota estiver na faixa entre 6,0 e 7,0 o aluno terá que efetuar e obter aproveitamento numa atividade equivalente a um Exame.

Cada participante deverá apresentar um trabalho final de curso, no formato de um artigo técnico, exigido como requisito para conclusão do curso, com nota igual ou superior a 6,0 (seis).

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre coloca à disposição dos matriculados seus ambientes e seus recursos materiais (biblioteca, laboratórios etc).

Inscrição, seleção e matrícula

Contatos

Pós-Graduação da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre:

Rua Marechal José Inácio da Silva, 355 (Rua do Postão do IAPI) – Passo d’Areia – PORTO ALEGRE, RS – Fone (51) 3361.6700, ramal 216 Prof. Dal Molin: dalmolin.faculdade@dombosco.net e ramal 231 Paulo Patalo: comunicacao.faculdade@dombosco.net

www.faculdade.dombosco.net

Seleção e matrícula

O processo de seleção dos candidatos será efetuada, após a inscrição no site da Faculdade, mediante análise da ficha de inscrição e de um sucinto currículo do candidato.

A matrícula será efetuada em obediência irrestrita à ordem de classificação; os classificados, não comparecendo na data aprazada para a matrícula, serão substituídos pelos candidatos seguintes na ordem de classificação.

Documentos necessários para a matrícula

– Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso Superior (autenticado);

– Certificado do Serviço Militar, quando for o caso;

– Título de Eleitor, com comprovação da última votação;

– Carteira de Identidade;

– CPF (caso o número não conste na Identidade);

– 2 fotos 3×4;

– comprovante de endereço;

– Curriculum Vitae (dispensável se aquele anexado no site, no momento da Inscrição, ainda estiver atualizado).

A confirmação da matrícula será feita mediante a entrega de toda a documentação exigida, bem como o pagamento da matrícula.

Infelizmente, as inscrições foram finalizadas.

Docentes
Quem faz o curso

Seja um aluno Dom Bosco
Vestibular, Extravestibular, Pós-graduação, Convênios. Você tem todas as opções.

Formas de Ingresso

Ao oferecer a sociedade gaúcha os cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre compromete-se com a formação profissional e pessoal de seus acadêmicos, promovendo uma educação integral com ênfase nos aspectos sociais, culturais e humanos, alicerçada nos conceitos de cooperação, empreendedorismo e responsabilidade social.

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail



Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb