Contabilidade Pública: Abordagem Interdisciplinar

Contabilidade Pública: Abordagem Interdisciplinar
pós graduação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Inscrições abertas


Início: 17 de agosto de 2018

Coordenação: Rodrigo Vargas Laureano

E-mail: faculdade@dombosco.net

Apresentação

A Contabilidade é essencial aos Governos e à Administração Pública. O processo de convergência das normas aos padrões internacionais e as exigências relacionadas ao processo de disponibilização de informações, tais como a Lei de Acesso à Informação, portais de transparência, prestações de contas, controles interno, externo e social, indicam tal importância.

Apenas para dimensionar o impacto do referido processo de convergência, em 2016, o Conselho Federal de Contabilidade editou, além da Estrutura Conceitual, cinco Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP). Em 2017, foram editadas mais cinco NBC TSPs. E neste primeiro semestre de 2018, onze minutas de normas encontram-se em audiência pública.  Ou seja, não basta conhecer o processo de planejamento e orçamento previstos na Lei Federal 4.320/1964, ou então, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. É preciso fazer parte deste processo de mudança pela qual passa a Contabilidade Pública.

A Contabilidade também é de fundamental importância para os processos gerenciais dentro das organizações públicas, tais como governança, estruturação de sistemas de custos e análises gerenciais. Além, é claro, do âmbito fiscalizatório, seja através dos Tribunais de Contas (Controle Externo), dos Sistemas de Controle Interno ou, ainda, da Sociedade Civil (Controle Social).

Neste sentido, embora o curso tenha um enfoque contábil, considerando a natureza interdisciplinar das matérias relacionadas ao Setor Público, serão abordados aspectos relacionados às Ciências Sociais, Políticas Públicas, Economia e Direito.


 

 

 

Objetivos do Curso

Além da ênfase no processo de convergência das normas contábeis do setor público aos padrões internacionais, o curso visa preparar os profissionais para as exigências relacionadas ao processo de disponibilização de informações, tais como a Lei de Acesso à Informação, portais de transparência, prestações de contas, controles interno, externo e social. Assim, o objetivo do curso é oferecer embasamento teórico e prático interdisciplinar, preparando o profissional para a atuação nas diferentes áreas do Setor Público, tais como: gestão, planejamento, orçamento, contabilidade, custos, controle interno e controle externo.

Público-Alvo

Auditores de Controle Interno, Auditores de Controle Externo, Contadores, Técnicos em Contabilidade, Analistas Contábeis. Além de Profissionais de áreas correlatas, tais como, Direito, Economia, Administração, entre outros.

Carga horária

360 horas/aula com previsão de duração de 12 meses.

Dias e horários das aulas

As aulas serão ministradas nas sextas-feiras (18h15min às 22h45min) e sábados (8h às 12h30min e 13h às 17h30min) em dois finais de semana/mês (em média, em função de feriadões), com possibilidade de 20% das aulas em regime semipresencial (EaD). Possibilidade de aulas aos sábados à tarde.

Investimento

Matrícula e mais 18 parcelas mensais de R$ 495,00 vencíveis no dia 10 de cada mês.

Alunos egressos da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre terão desconto de 15%.

Grupos de três alunos pagantes no mesmo curso, bem como instituições conveniadas, terão desconto e condições de pagamento especiais.

 

 

Informações
Saiba tudo sobre o curso

PROGRAMA DO CURSO (DISCIPLINAS)

Estado e Sociedade

Políticas Públicas: Planejamento e Avaliação

Economia Brasileira e Elementos de Macroeconomia

Governança e Transparência no Setor Público

Direito Constitucional e Administrativo

Contabilidade Aplicada ao Setor Público I – Parte Geral (4.320/64 e LRF)

Contabilidade Aplicada ao Setor Público II – Processo de Convergência e Novas Normas

Contabilidade Aplicada ao Setor Público III – Demonstrações Contábeis

Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público

Planejamento e Orçamento no Setor Público

Auditoria Governamental e Controle Sobre a Administração Pública

Metodologia Científica e Seminários

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

 

Consulte a possibilidade de cursar disciplinas de seu interesse de forma isolada, mesmo que ainda não seja portador de curso superior, obtendo Certificado de Extensão Universitária.

CORPO DOCENTE

Este curso de pós-graduação será ministrado por professores da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB), além de profissionais convidados e de outras entidades externas à Faculdade. Os docentes são doutores, mestres e especialistas, com larga experiência nos seus campos de atuação.

Artur Barboza

César Luciano Filomena

Luiz Dal Molin

Paulo César Flores

Renata Agra Balbueno

Rodrigo Vargas Laureano

(*) A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir quaisquer dos docentes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos discentes.

Coordenador do Curso

Rodrigo Vargas Laureano, Mestre, Contador, Auditor do TCE-RS (Tribunal de Contas) e professor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Caso necessite de informações técnicas, muito específicas, pode contatar com a Coordenação deste pós através do e-mail: dalmolin.faculdade@dombosco.net

Demais informações contatem diretamente com a Pós-Graduação.

METODOLOGIA

As disciplinas são ministradas em ordem sequencial lógica, para auxiliar os participantes no seu desenvolvimento conceitual progressivo e consistente com a realidade em termos teóricos e práticos.

Será utilizado um conjunto de técnicas de ensino, como aulas expositivas, trabalhos em grupo, resolução de casos, palestras e seminários, através de um ferramental como data-show, internet e a disponibilização de material de apoio. As palestras e seminários serão sempre abertos ao debate e participação ativa de todos os participantes, formando-se um ciclo positivo de aprendizagem, com efetiva abertura ao diálogo e a construção do conhecimento e despertar de novas habilidades, no estilo salesiano.

A avaliação será feita por disciplina, a partir de critérios estabelecidos pela coordenação do curso e pelo professor da disciplina e será expressa em valores de 0 (zero) a 10 (dez). Os principais procedimentos de avaliação serão: estudo de caso, trabalhos individuais e/ou em grupos.

Será considerado aprovado o aluno que, ao final do curso, cumprir as seguintes exigências: freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina. Se a nota estiver na faixa entre 6,0 e 7,0 o aluno terá que efetuar e obter aproveitamento numa atividade equivalente a um Exame.

Cada participante deverá apresentar um trabalho final de curso, no formato de um artigo técnico, exigido como requisito para conclusão do curso, com nota igual ou superior a 6,0 (seis).

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre coloca à disposição dos matriculados seus ambientes e seus recursos materiais (biblioteca, laboratórios etc).

 

INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, MATRÍCULA E CONTATOS

Inscrições abertas


Seleção

O processo de seleção dos candidatos será efetuada, após a inscrição no site da Faculdade, mediante análise da ficha de inscrição e de um sucinto currículo do candidato.

Matrícula

A matrícula será efetuada em obediência irrestrita à ordem de classificação; os classificados, não comparecendo na data aprazada para a matrícula, serão substituídos pelos candidatos seguintes na ordem de classificação.

Documentos necessários

  • Diploma e Certificado de Conclusão do Curso Superior (cópias autenticadas);
  • Carteira de Identidade e CPF (cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia, quando a identidade não expressa o estado atual);
  • Comprovante de endereço (cópia);
  • 2 fotos 3×4.

A confirmação da matrícula será feita mediante a entrega de toda a documentação exigida, bem como o pagamento da matrícula.

Contatos

Telefone: (51) 3361-6700

Ramal 216 – Prof. Luiz Dal Molin – dalmolin.faculdade@dombosco.net

Ramal 204 – Cristiane A. Zaczina – faculdade@dombosco.net

www.faculdade.dombosco.net

DATA DE INÍCIO

O curso de Contabilidade Pública: Abordagem Interdisciplinar (Especialização Lato Sensu) tem previsão de início em 17 de agosto de 2018.

As aulas serão ministradas às sextas-feiras das 18h15min até às 22h45min e aos sábados das 8h às 12h30min e das 13h às 17h30min.

Docentes
Quem faz o curso

Rodrigo Vargas Laureano

Coordenador(a)

Luiz Dal Molin

Seja um aluno Dom Bosco
Vestibular, Extravestibular, Pós-graduação, Convênios. Você tem todas as opções.

Formas de Ingresso

Newsletter
Receba novidades da faculdade dom bosco em seu e-mail

Obrigado! Sua inscrição foi enviada com sucesso.

Ops! Ouve um problema. Por favor, verifique os dados e tente novamente.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb